NOTÍCIAS

 

Crescimento sustentável

Até 2050, cerca de 77% da população mundial viverá em áreas urbanas, de acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU). Em função de vários problemas, a vida urbana figura entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para 2030, especificamente, no ODS 11.

Tecnologia

Agência da ONU acredita que total inclui matérias-primas como ouro e metais raros, com valor equivalente a US$ 1,7 bilhão; pesquisa da Unido avaliou situação em 13 países da região, incluindo Argentina, Chile e Peru.

Saneamento

Os cerca de 3 mil lixões que ainda existem no Brasil lançam cerca de 27 milhões de toneladas de CO2 equivalentes por ano, segundo um levantamento feito por especialistas da Orizon Valorização de Resíduos, empresa responsável por fazer a gestão de diversos ecoparques no país.

Tecnologia

Tereza Cristina Carvalho, da Escola Politécnica da USP e coordenadora do Centro de Descarte e Reúso de Informática (Cedir) da USP, lembra que a USP tem um centro específico para o descarte e reúso de aparelhos de informática.

VÍDEOS

 

Tecnologia

O vereador Engenheiro Barros apresentou Moção de Apelo ao Executivo de Embu-Guaçu (SP) para implantação de Processo de Gaseificação para tratamento de resíduos sólidos urbano (lixos doméstico, hospitalar e industrial), que pouparia anualmente quase R$ 11 milhões à cidade.

Meio ambiente

Em Agbogbloshie, cidade de Gana, fica o maior lixão de eletrônicos do mundo. É para lá que vai a maior parte desse tipo de lixo produzido pelos países da Europa, por exemplo. São eles que despejam grande parte das 215 mil toneladas que lotam o espaço

Capacitação

O trabalho dos catadores é fundamental para a reciclagem de lixo. Mas, no caso do eletrônico, exige capacitação, como a que é oferecida em cursos como o do projeto Eco Eletrônico, parceria da USP com o Instituto GEA.

Reciclagem

Qualquer equipamento que leve ao mundo virtual fica velho um dia e vira lixo. E o destino desses resíduos virou um desafio planetário. No Brasil, pesquisa do Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento mostra que só 724 cidades têm algum tipo de coleta de lixo eletrônico.